Trilhas Sustentáveis
25/04/2016
A História do Zoom Bike Park
26/04/2016

IMBA –  International Mountain Bycicling Association

 

 

A IMBA é uma organização Norte Americana que foi fundada em 1988 por alguns clubes de mountain bikes por pessoas preocupadas com o fechamento de trilhas para as Mountain Bikes.

No final da década de 80, os EUA viviam um “Boom” no esporte e o uso das trilhas sem organização e de forma massiva levou proprietários de terra e administradores de áreas públicas fecharem trilhas. Da parte de proprietários de terra, vinha preocupação com segurança, perda de privacidade, etc. Por parte de administradores de áreas públicas, preocupação com impactos ambientais causados por erosão e conflito entre diversos usuários.

Os pioneiros que criaram a IMBA acreditaram que programas educacionais e técnicas inovadoras de construção e manejo de trilhas deveriam ser colocadas em prática e que poderiam ser a solução para o desenvolvimento do mountain bike e recreação em trilhas. Era claro para este grupo que se algo não fosse feito naquele momento que as trilhas se enchiam de pessoas caminhando ou pedalando entre outras atividades, as atividades em trilhas estariam ameaçadas para o futuro.

A missão da IMBA

“Criar, aprimorar e preservar trilhas e oportunidades para mountain bikers de todo o mundo. Também incentivar a prática responsável do mountain bike, dar suporte para trabalhos voluntários na criação e manutenção de trilhas, dar apoio para gestores de áreas públicas na gestão das trilhas e promover e melhorar as relações entre os diferentes grupos de usuários de trilhas”.

A IMBA possui membros em todos os estados dos EUA e em 30 outros países, são mais de 30.000 pessoas, 500 clubes de mountain bike, 300 revendedores de bicicletas e diversas empresas que patrocinam ou apoiam a instituição.

Assistindo de longe o caso IMBA, o trabalho voluntário, o envolvimento da comunidade de mountain biker de forma unida e organizada foi a chave para um caso de sucesso. Hoje a América do Norte conta com milhares de quilômetros de trilhas públicas desenvolvidas para o mountain bike e a aceitação por parte de gestores públicos, proprietários de terra e pelas comunidades do entorno é muito grande. A promoção deste tipo de atividade revelou notado incremento econômico, aproximação das pessoas da natureza além de promover saúde.

Hoje no Brasil, vemos trilhas se deteriorando pelo uso massivo de motos e mountain bikes e pela ausência de manutenção. Vemos trilhas sendo fechadas por empreendimentos imobiliários entre outros motivos. E o que fazer se queremos continuar com nosso esporte nas trilhas?

A IMBA documentou todo o desenvolvimento da organização, criando em 2004 o livro “Trail Solutions – IMBA’s Guide to Building Sweet Singletrack”.

Este livro, mais do que apresentar técnicas de construção e manutenção de trilhas, nos dá um norte para buscar a nossa organização para a criação e uso de trilhas no Brasil, embora a realidade político-administrativa seja outra, nos dá boas informações de como iniciar os trabalhos para criação de trilhas públicas de forma a evitar conflitos diversos.

Com o objetivo de difundir a ideia da organização e promoção do uso de trilhas públicas, bem como técnicas de construção e manutenção de trilhas sustentáveis para Mountain Bike, vamos  publicar algumas experiências deste livro colocadas em prática no Zoom Bike Park entre outras.

No próximo artigo, escreveremos sobre Trilhas Sustentáveis:
http://zoombikepark.com.br/trilhas-sustentaveis/