Previsão do Tempo para Trilha: METEOGRAMA
28/12/2015
Trilhas Sustentáveis
25/04/2016

Problema resolvido na Trilha do Barro Preto

 

A Trilha do Barro Preto no Zoom Bike Park é o acesso principal que leva a todos os percursos. Esta trilha percorre um vale e é predominantemente dentro da mata, características estas muito propícias a formação de barro e poças de lama que são horríveis principalmente para ciclistas iniciantes que ainda não desenvolveram técnicas de pilotagem e também gera um grande desgaste nas mountain bikes.

Com a chegada do primeiro período de chuvas (muita chuva) após a nossa abertura, o solo nesta trilha ficou saturado de água e em um trecho específico da trilha, que também é percorrida por cavalos, tivemos um problema de difícil solução. Um trecho de 30 metros, em subida de aproximadamente 10% de inclinação, com terra preta e em trecho com uma antiga erosão e sem escoamento de água, tornou-se impossível de pedalar por vários dias após as chuvas. Chovendo até a pé estava complicado.

Tentamos pequenas intervenções na trilha, como  pequenas valas para escoar água e colocamos saibro sobre a terra preta, mas  a primeira chuva forte acabou com o serviço realizado.

Como a Trilha do Barro Preto tem nível verde (fácil) e é o principal acesso aos diversos “single tracks”do Zoom Bike Park e uma ótima opção para um iniciante no Mountain Bike, precisávamos resolver o problema do barro e erosão de forma eficiente, definitiva e sem causar impacto visual/ambiental negativo.

Após pesquisarmos algumas opções optamos por realizar um calçamento com blocos de cimento vazados, que são totalmente permeáveis, seguram a terra no lugar e oferecem piso estável e aderente, suportando até mesmo a passagem dos cavalos e permitindo que um biker com pouca experiência e condicionamento físico baixo conseguisse transpor o obstáculo com facilidade.

Em nossas pesquisas vimos que esta é uma técnica que vem sendo utilizada em alguns bike parks do mundo, onde o grande fluxo de mountain bikes associado a uso excessivo de derrapagens  podem causar danos que em algum momento poderá a ser irreversível. Se ainda não viu pessoalmente, veja a seguir como ficou este trecho da Trilha do Barro Preto no Zoom Bike Park.