Regras para as Trilhas
31/05/2016
Um Zoom em Whistler – BC
03/10/2016

Pump: Bombeie sua bike em busca de velocidade

 

 

Os percursos “Pump Track”começaram a ganhar evidência.  Mas afinal, o que exatamente é Pump e como isto pode ajudar no mountain bike?

Pump é uma técnica usada pelos pilotos de BMX e de outras modalidades do mountain bike que ganhou pouca atenção da maioria dos ciclistas off road até então. Além de ser algo divertido, é como um coelho que se tira da cartola naqueles pontos da trilha onde é difícil pedalar, mas você precisa ou quer mais velocidade.

Depois de começar usar conscientemente esta técnica nas trilhas, nota-se a facilidade em deixar os companheiros de pedal que não a usa para trás em situações que é difícil pedalar. Com a oferta dos percursos  pump track aumentando, aproveitem para entender e praticar nas pistas para levar mais esta habilidade para a trilha.

O que é a técnica de “Pump”?

Traduzindo ao pé da letra, Pump significa bombear. Isto mesmo, imagine o movimento de encher o pneu da bicicleta usando uma bomba grande, aquelas que você apoia os pés na base e usa as duas mãos e braços para bombear o ar.

 

Agora lembre-se de algo de sua infância, como é brincar em um balanço? Jogando o corpo para frente, esticando as pernas e depois de ganhar altura, fazendo o movimento inverso, encolhendo as pernas… a repetição destes movimentos no tempo certo faz com que o balanço vá cada vez mais alto sem necessidade de que alguém empurre. A idéia do Pump é esta:

Bombear para movimentar e dar velocidade a bicicleta sem pedalar!

A técnica do Pump pode ser aplicada sempre que encontrar elevações e depressões no terreno, por menor que seja, além é claro, nos “rollers”, aquelas grandes lombadas das pistas de BMX, Pump Tracks e nas pistas feitas para saltos.

Coloque em prática o Pump com sua mountain bike, imaginando o movimento de encher pneu com o conceito da brincadeira de balanço. É preciso prática para entender o tempo de iniciar o esticar do corpo embalando a bike para cima até se encolher as pernas e braços empurrando a bike para baixo, bombeando com força para ganhar velocidade e se o terreno permitir dar sequencia aos movimentos.

A seguir segue a tradução deste tema vindo do livro de Brian Lopes e Lee MacCormack:

“Pump Terrain for Free Speed”

Todo ciclista de Mountain Bike conheçe ao menos dois meios de se ganhar velocidade:

1- Pedalando
2- Despencando ladeira a baixo

Simplificando, o pump, o bombear, é o ato de no instante de iniciar a transposição de uma elevação do terreno, você alivia o peso, levando o corpo com a bike para cima, para na sequencia, afundar com pressão o corpo e a bike para baixo.

Pump é a terceira forma de ganhar velocidade com a bike.

Ao transpor um obstáculo tipo “roller”, lomba ou lombada, embalando para cima, se estiver pesado, mais velocidade irá perder.

Ao transpor um obstáculo tipo “roller” embalando para baixo, se estiver pesado, mais velocidade irá ganhar.

O lance do Pump é minimizar o peso na subida e maximizar na descida.
foto: http://www.pumptraxusa.com:wp-content:uploads:2013:06:images_options_standard2.png

Onde você pode usar o Pump?

Você pode usar o Pump em todo terreno que role para cima e para baixo. Pode ser em uma pista Pump Track, de BMX, em uma Skate Park ou nas trilhas com sua Mountain Bike.

Pump, bombeie em qualquer elevação ou depressão do terreno, em raízes, pedras, valetas ou erosões. Sempre lendo o terreno a frente, procurando coisas para bombear. Isto faz de você um piloto de mountain bike muito mais ativo, agressivo mas com a bike sob controle. Isto fará maravilhas para sua pilotagem!

Grande parte deste artigo, vem do Livro Mastering Mountain Bike Skills e ele ainda guarda alguns módulos sobre o tema Pump. Se quiserem aprofundar, busquem pela publicação original ou aguardem por novas postagens em breve.

Enquanto isto, venham praticar com sua Mountain Bike a técnica do PUMP nas Trilhas o no Pump Track do Zoom Bike Park em Campos do Jordão.