Nossas Trilhas

NED TRAIL

A Ned Trail é uma trilha que conquista qualquer apaixonado por mountain bike e contou patrocínio da Specialized Brasil para construção. Foi considerada por mountain bikers experientes de diversas modalidades, uma trilha comparada as mais legais de Whistler e outros locais famosos no mountain bike mundial. Inicia ao final do Gravatá, ao lado do começo da Trilha da Divisa. Esta trilha tem 2.400 metros de extensão, com aprox 300 metros de descida acumulada e uns 35 de subida, isto é: é descida para valer!

É uma trilha diversa, tendo na primeira parte em campo 3 mesas, fáceis de transpor rolando ou saltando, emendando com um trecho repleto de curvas de terra em parede e alguns rollers e pequenas mesas, é ma parte que lembra as pistas de downhill e que desemboca em uma trilha rústica, mudando o cenário ao entrar na mata. Nesta parte a trilha costuma ser escorregadia, pois está em face sul do morro e leva dias a secar totalmente após uma chuva. Na parte de mata encontram-se a maioria das estruturas em madeira, que somam mais de 15 em toda a trilha. A mais incrível é uma ponte pênsil, chamada de "O Capitão", com quase 30 metros de extensão e 8 metros de altura, passando em torno de um gigante tronco de Pinho Bravo, uma das mais importantes e típica árvore da Mantiqueira.

Nesta Trilha há 3 pontos com saltos com vão, 1 gap e dois duplos, os ciclistas devem tomar cuidado e nuca devem descer na primeira vez em alta velocidade, há desvios com traçados muito legais. Esta trilha possui alguns pontos calçados com piso-grama, para evitar erosão e dar estabilidade ao solo em pontos frágeis, o que torna a pilotagem mais técnica ainda, evite derrapar nestes pontos, pois pode cair e não vai curtir isto. Depois de passar por uma grota com curvas bem legais subindo pelas paredes dos morros, ela despenca em um trecho de raizeiro e chega em uma área alagada, às margens do Rio Sapucaí, e conta com mais de 100 metros de passarelas, que permitem que a trilha seja usada no período de chuvas. A Trilha termina em frente ao estacionamento do Borboletário e deve-se ter atenção a velocidade, pois no final há encontro com carros e pedestres.

Dicas e Curiosidades: Só entre nesta trilha até o final se já consegue passar por todas as estruturas de madeira da sequência de Trilhas Caracoles/Smurfs e consegue pedalar 100% da Quebra Gelo, Tapiti e a parte de descida da Zé Bonitinho. Ned Overend, é um atleta exemplo de pessoa, foi o primeiro Campeão do Mundo de Moutain Bike e se manteve no topo por toda a longa carreira. Ele já visitou o Zoom mais ainda não conhece a trilha em sua homenagem, disse que o Zoom Bike Park possui trilhas comparáveis as melhores do mundo! Clique aqui e saiba mais sobre Ned Overend.

A Trilha Ned levou um ano para ter seu traçado pronto, foram mais de 200 horas de duas pessoas para fazer o levantamento da área. Foram 4 meses de construção contando com uma equipe entre 4 e 10 pessoas por dia trabalhando 6 dias por semana. Foram usados 8 toneladas de madeira e 6 toneladas de piso grama e as estruturas construídas com este material não são um mero capricho, foram necessárias para tornar viável a linha e minimizar o impacto ao solo em pontos sucetíveis a erosão.