Flower People Team no Zoom Bike Park
04/12/2015
Problema resolvido na Trilha do Barro Preto
19/02/2016

Previsão do Tempo para Trilha: METEOGRAMA

 

 

Para nós que gostamos de viver ao ar livre, aproveitar o máximo do tempo livre nas trilhas sobre nossas mountain bikes, não perder uma pedalada devido a má interpretação de uma previsão de tempo vale ouro.

É comum notarmos que pessoas deixam de vir pedalar conosco no Zoom Bike Park, pois consultam uma simples previsão do tempo no app do smartphone ou em sites de clima e fazem a leitura apenas pela figurinha que diz “sol”ou “chuva”.

As informações genéricas sobre previsão do tempo, são macro e não contemplam o micro-clima. Quando a previsão diz que vai chover em Campos do Jordão, ela não diz em que parte da região vai chover, isto mesmo, algo comum em montanhas, você pode passar uma tarde pedalando no Bike Park, notar a chuva rodeando e terminar o dia seco, claro que o oposto também ocorre.

Existe uma super ferramenta que poucos conhecem e usam, o Meteograma, uma série de gráficos com as seguintes informações: Precipitação em mm/h, temperatura, umidade relativa do ar, vento(velocidade e direção), pressão atmosférica e cobertura de nuvens. Com ela conseguimos identificar possíveis “janelas”de tempo sem chuva e encaixar nossa atividade ao ar livre neste período.

O Meteograma do CPTEC contempla 11 dias. Em experiência própria, os dois próximos dias apresentam grande confiabilidade, quanto mais distante a previsão, menos confiável. O gráfico apresenta os dias a partir de meia noite de Greenwich, 21h em nosso horário(horário de verão 22h).

Vejamos o exemplo abaixo com o gráfico de precipitação referente o dia 28 de dezembro, cada barrinha azul representa 1 hora do dia. No exemplo abaixo, é demonstrado chuva das 9h às 17h aprox. com duas janelas de uma hora cada neste período. O eixo vertical do gráfico apresenta a quantidade de chuva em mm/h, 1mm/h é chuva fraca, dependendo a atividade, dá para encarar.

GRÁFICO DE PRECIPITAÇÃO, clique na imagem para entrar no site do CPTEC e ver os demais.

Existem outros parâmetros relacionados, como umidade e pressão atmosférica, mas iniciar usando este gráfico já é um grande passo em busca do aproveitamento das atividades agora no verão, época que mais chovem em nossa região. Meteorologia é uma ciência maluca e complicada, mas buscar um conhecimento básico é muito importante para quem não quer perder uma trilha de moutain bike ou realizar qualquer outra atividade na natureza.

Abaixo deixo para vocês 2 links, dos blogs Fé no Pé e Bike Tour.eco que encontrei quem vão explicar um pouco mais sobre o Meteograma, são informações básicas também, feitas por pessoas que curtem a natureza e querem compartilhar esta ferramenta, por isso alguns termos e explicações podem não agradar um conhecedor da área, mas ajudará muito quem está interessado em saber mais e tirar proveito disto.

 

Interpretando um Meteograma

 

Além da precipitação tem um dado que muitos tem as mãos e não usam, que é o dado de pressão atmosférica. Alguns equipamentos e ou relógios,  GPS possuem esta que é uma função muito importante para evitar uma chuva.

Pressão baixa = mal tempo  /  Pressão alta = bom tempo

Mas vamos deixar isto para uma outra postagem…