Mountain Bike na chuva é legal?

A primeira corrida noturna do Zoom Bike Park e evento de aniversário
17/11/2018
Nova Rockhopper: a “pretinha básica” que combina com todas as trilhas do Zoom
07/02/2019

Antes de falarmos sobre pedalar em trilhas de Mountain Bike na chuva, vale notar que, muitas vezes, há uma leitura errada da previsão do tempo.

Muitos se assustam quando vêem 100% de probabilidade de chuvas em Campos do Jordão e nem saem de casa para vir ao Zoom Bike Park.

Porém, o verão na região sudeste tende a ser a época com mais chuvas. Quando a meteorologia informa que a probabilidade de chuvas é de até 100% , às vezes refere-se a 15 minutos de chuva forte ou períodos mais longos com aquela garoa fina que quase não molha.

Muita gente perde excelentes dias de pedal por não saber como interpretar a previsão do tempo. Neste link falamos sobre previsão do tempo.

O Mountain Bike é um esporte de aventura ao ar livre

Escolhemos uma atividade que, se estivermos mais abertos, temos a chance de ter experiências muito legais de contato com a natureza, aumentar nossas habilidades e descobrir que vale a pena arriscar sair de casa e que se chover ao chegar no destino de pedal, e daí?

 Neste post vamos fazer do limão uma limonada e descobrir que ela pode ser bem doce!

 

Mas e se chover quando estiver no Zoom?

No Zoom Bike Park e fora dele, pedalar em algumas trilhas pode causar um desgaste maior do solo. Trilhas muito íngremes e em locais de solo macio devem ser evitadas pensando na preservação da trilha e da vegetação do entorno. Nos dias em que chove um pouco mais, pedimos pela não utilização de duas trilhas apenas: A Trilha da Bromélia e a Ned Trail, saiba mais sobre elas aqui.

O Zoom tem hoje 35 km de trilhas tipo single track, sendo que 25km foram totalmente construídos por nós seguindo orientações do mais importante manual para construção de trilhas de MTB, o IMBA – Trail Solutions, clique aqui e saiba mais sobre.

As técnicas de construção e manutenção mais importantes são referentes a drenagem. Uma trilha bem drenada é aquela em que se a água corre pela trilha lentamente e é escoada para fora do leito dela, com isto, não acumula-se água nem formam poças, e por consequência, sem poças de lama na trilha.=

É muito importante manter as trilhas conservadas, especialmente nessa época do ano. Um bom sistema de drenagem pode evitar desmoronamentos, poças d’água e lama pelo percurso, contribui com a conservação do ambiente e dá mais qualidade para a sua pedalada.

Você pode saber como é todo esse processo no Zoom aqui.

Como pedalar na chuva?

É importante ter alguns cuidados para garantir a segurança e se sentir melhor no decorrer da aventura de pedalar na chuva:

Alimentação e hidratação

Atividades com falta de hidratação podem resultar em fadiga e até câimbras além disso, o vento e a chuva fria fazem o corpo perder mais energia, portanto, é preciso:

  • Estar alimentado e se alimentar no decorrer da atividade;
  • Se hidratar bem antes e durante a atividade.

Proteja seu corpo, ele o motor de sua bicicleta.

Use capas de chuva, manguitos e proteções para os pés para manter seu corpo aquecido apesar da chuva e do vento frio.

Não esqueça de proteger seus olhos da chuva e de respingos de barro nas descidas, use óculos de proteção.

Prepare sua Mountain Bike

Prefira pneus com cravos maiores e mais espaçados e calibre os pneus para aumentar a aderência. Em terrenos mais fofos, deixe um pouco mais cheio e em terrenos mais duros, um pouco mais macios. Experimente para-lamas para evitar respingos nas costas e manter a bicicleta mais limpa. Alguns ciclistas deixam este equipamento permanentemente nas suas Mountain Bikes.

Cuidados ao andar de bicicleta nas trilhas com chuva

Evite derrapagens, o bom controle da frenagem confere mais estabilidade, controle de direção e ainda respeito pela natureza, evitando desgaste excessivo do solo e erosões.

SAIBA A HORA DE PARAR: ao menor sinal de raios, aborte a missão, busque imediatamente, ainda que pela contramão, áreas baixas. Você pode se abrigar dentro de uma mata cheia de árvores mas nunca embaixo de uma única árvore.

Em caso de ventos fortes, grandes galhos e até mesmo árvores costumam cair, então atenção redobrada e retorne para a recepção ou busque algum abrigo.

Pós pedalada na chuva e frio

Se agasalhe, tome bebidas quentes e se alimente. Manter seu corpo aquecido e alimentado deixa longe a possibilidade de um resfriado

Cuide da sua bike

O Zoom Bike Park possui o Box Lava Bike, para você ter a sua magrela limpa depois da aventura e, caso necessite de manutenção, o espaço conta uma mini oficina para pequenos reparos.

Box Lava Bike no Zoom.

Vestiários

Para que você chegue em casa limpo e quentinho, o Zoom também disponibiliza chuveiros para tomar aquele banho delicioso pós-pedalada e relaxar seu corpo. Caso não tenha levado toalha e produtos de higiene pessoal, não se preocupe, nossa lojinha disponibiliza um kit com toalha, sabonete e shampoo!

 

Não tem uma magrela ou não quer por a sua no barro?

O Zoom Bike Park tem três modelos de bicicletas da Specialized em diferentes tamanhos para alugar: a RockHopper Comp, StumpJumper FSR Comp Carbon e a Levo FSR Comp Carbon, que atendem dos iniciantes aos experts.

Cada uma tem sua particularidade e todas oferecem uma experiência incrível para a pedalada. Saiba mais sobre as diferenças e valores das bicicletas aqui.

 

 

 

Não tem mais desculpas para não fazer trilha na chuva!

É só seguir as recomendações que a sua aventura será totalmente aproveitada.