Zoom Bike Park no Acampamento Outside de Aventura

Um Zoom no Whistler Bike Park – voltamos!
14/11/2018
A primeira corrida noturna do Zoom Bike Park e evento de aniversário
17/11/2018

Em julho, Marcio Prado marcou presença no Acampamento Go Outside de Aventura. Durante 4 dias, o instrutor do Zoom Bike Park compartilhou as técnicas do Mountain Bike com a garotada.

O convite para participar dessa experiência inesquecível foi feito pelo Zé Caputo, super atleta do esporte e um dos responsáveis pelo acampamento junto com Shibi Guimarães, outro fera! Ambos fazem parte do Núcleo Aventura, saiba mais aqui.

Essa participação mostra o reconhecimento que o Zoom Bike Park possuí no universo do MTB nacional.

“Foi uma experiência incrível poder contribuir com este trabalho que coloca as crianças em contato muito próximo com a natureza de forma lúdica. E mostrar para elas e aos seus pais, que são naturalmente fortes e podem mais que imaginamos.”, disse Márcio.

Com o objetivo de fazer do Mountain Bike uma atividade mais segura e divertida, Márcio passou 4 dias ministrando clínicas de pilotagem para os 80 participantes e os acompanhando nas trilhas.

A aventura

Entre os dias 16 e 20 de julho de 2018 no Fazendão em Juquitiba (SP), a experiência começou em uma área de grande beleza natural: com represa, rios e grandes morros e, claro, com muitas trilhas.

Crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, experimentaram uma enorme aventura e puderam vivenciar um pouco da natureza. Eles dormiram em barracas, lidavam com a organização de suas roupas e equipamentos e tinham diversas atividades de tirar o fôlego durante todos os dias: trekking, canoagem, rafting, skate, escalada, tirolesa, cinema ao livre todas as noites, fogueira, artes e, claro, TRILHAS DE MOUNTAIN BIKE!

Segundo Márcio, “ Foi muito legal ver as crianças entendendo e aplicando diversas técnicas, como a posição de ataque nas descidas e a posição de subida, que os ajudavam a vencer morros que muitos marmanjos não conseguiriam. Foi uma semana muito compensadora”.

Como aprendem rápido, as crianças de 6 a 7 anos queriam mais ação. A maioria não tem medo algum, o que exige atenção redobrada dos instrutores. A ajuda da monitoria foi fundamental para o sucesso na trilha com os pequenos.

Já com os “maiorzinhos”, de 8 até 10 anos, para contribuir com a absorção do aprendizado a metodologia utilizada foi a diversão. Pois, para ter a atenção das crianças, era preciso muita energia e jogo de cintura para manter a atenção da turma mais animada: aulas rápidas e com muita ação era o que eles queriam! Fizeram as trilhas para valerem, em 3 ocasiões pedalaram mais de 10 Km em cada trilha.

Depois da clínica, quase todas as crianças estavam aplicando a posição de ataque (ou prontidão) que aprenderam. Esse gesto as tornavam fortes e estáveis frente às irregularidades do terreno nas descidas.

Com os pré-adolescentes e adolescentes, de 11 a 14 anos, as aulas eram um pouco mais explicativas. Garotos e garotas fortes, alguns com mais facilidade outros com muita garra para aprender e concluir as trilhas. E muitos aplicando com espontaneamente as técnicas apresentadas na clínica.

 

A participação do Marcio foi encerrada com a equipe G4, da turminha mais velha. Com uma pedalada por trilhas de 18 Km, uma bela corrida e uma super remada em que totalizaram quase 40 km de percurso. Todo o trajeto contou com a navegação do Caputo e com a ajuda dos garotos, formando 6 horas de esporte e contato com a natureza!

Foi surpreendente, cada encontro com outra equipe era possível ver a garotada se superando e ao mesmo tempo se divertindo.

A oportunidade de participar do Acampamento Go Outside de Aventura é inexplicável.

Os pais que se interessem em oferecer essa experiência para os seus filhos e quiserem saber mais, pode conhecer sobre o trabalho aqui, ou através do Intagram e do Facebook.

Todos os cliques são da Rosita Belinky, aqui você pode ver mais do olhar incrível dela.

Um pouco sobre o instrutor Márcio Prado.

Em paralelo ao Zoom Bike Park, Márcio Prado também se dedica em estudar técnicas de pilotagem e aperfeiçoar o seu desempenho do esporte, desde 2016. Atualmente, ele e o César Roberto são instrutores de mtb certificados pela organização Canadense PMBIA (Professional Mountain Bike Instructor Association).

Para conhecer mais sobre as técnicas usadas e certificadas clique aqui.